Transforme seu monitor CRT VGA em um Monitor Profissional!

Leonardo Wilhelm
4 min readMay 31, 2020

--

É um Arcade? É um avião? Não, é o setup humildão!

Eu costumo falar bastante de RGB, CRT e Monitores de Referência por aqui, sempre focando em soluções analógicas, sendo que isso tudo é uma paixão de muito tempo. No entanto, algo que fui percebendo é que certos setups desses não são nada inclusivos, pois são caros. O que decidi fazer então foi criar o ambiente mais simples, barato e eficaz para que a maior quantidade possível de possoas possa se divertir e manter acessa a chama da jogatina honesta e o amor aos jogos antigos. No final desta resenha você terá a qualidade de imagem de um monitor BVM de 1000 TVLs gastando nada ou muito pouco!

Então vamos lá!

Ué, mas que mágica é essa?

Não é magia, meu caro leitor, é tecnologia! Os ingredientes para construir o que é provavelmente o setup analógico de retrojogatina com o melhor custo-benefício que existe, são simples.

Você precisará de:

E… é isso mesmo. Fácil assim.

Se você quiser jogar apenas os jogos mais clássicos, computadores mais simples serão suficientes, mas para certos consoles (como o Sega Saturn, por exemplo), configurações mais robustas são indicadas. O monitor CRT VGA é o velho e ainda relevante ‘tubão’ utilizado até o meio dos anos 2000 por todos nós. Praticamente qualquer monitor serve, mas se você conseguir um modelo de 17" (como os incríveis LG Flatron, LG SyncMaster, Samsung 496mb…), melhor. O exemplo de emulação que vou utilizar aqui será o Retroarch, que detêm muitas opções de sistemas e é extremamente fácil de se instalar e configurar.

Após juntar esses ítens mencionados acima, agora é a hora em que a força de vontade entra em ação. Vamos agora configurar as partes, para montar o todo. Instale o Retroarch e plugue o Monitor VGA no seu computador, que inclusive pode ser feito via adaptadores HDMI->VGA. Agora vamos adicionar as seguintes informações no arquivo ‘retroarch.conf’:

video_windowed_fullscreen =“false”

video_fullscreen = “true”

video_fullscreen_x =1920

video_fullscreen_y = 240

menu_driver =“rgui”

video_scale_integer = “true”

aspect_ratio_index = “23”

custom_viewport_width = “1920”

Feito isso, vamos agora realizar uma magia-arcana das mais obscuras. Essa é a parte fundamental e mais interessante do setup, que realmente faz a diferença. Como disse no começo, vamos transformar o monitor CRT VGA em um BVM de 1000 TVLs. Dá uma olhada aqui e veja o quanto custa um equipamento desses.

Absurdo, não?

Pois então, o segredo todo está nessa configuração do monitor. Apesar de normalmente suportar 31Khz (480p), esses monitores também suportam 15Khz (240p)! O grande sacada aqui são os Hertz, no entanto. Para fazer as scanlines nativas funcionarem, devemos utilizar os místicos 120Hz. Ou seja, em uma configuração 240p@120Hz teremos scanlines nativas! Precisamos fazer o seguinte então:

  • Configuração no Linux: Copie estas linhas (trocando a resolução de acordo com a sua ali onde está ‘1600x1200’ e o nome da sua conexão, ali onde está ‘HDMI-1’. Dê permissão de execução e rode o script com o argumento ‘1’ para entrar em modo 240p e com o argumento ‘2’ para voltar ao modo original de seu monitor. Clique aqui para acessar o PasteBin com o código abaixo em versão texto.
Magia Arcana!
  • Configuração no Windows: Vá até o painel de controle de sua placa de vídeo (nesse exemplo, é a placa onboard) e adicione a resolução
Adicione as seguintes informações nos campos: 1920, 240, 120

Ao escolher um jogo e rodá-lo no Retroarch com essa configuração ativada, você terá o seguinte resultado:

PUTZ GRILLA!!!

Segue aqui um vídeo de apoio:

E é isso. eu realmente espero ver muito mais pessoas utilizando este método em seus setups, pois é realmente a horizontalização do RGB! Agora é só jogar e se divertir com qualidade, praticidade e sem fazer um buraco em seu bolso!

Que a jogatina honesta prevaleça!

--

--

Responses (3)